Conselheiro da ACIG participa de capacitação do Programa DEL.

8 de março de 2019

Na última semana, o Presidente do Conselho Deliberativo e agente de articulação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local em Gaspar, Sr. Eduardo Schnaider Pedrini participou de um treinamento na cidade de Rolante/RS, município referência na implementação do DEL.

Este é o segundo módulo dos treinamentos previstos para as 30 cidades que estão em fase de implementação desse programa. Na percepção do Conselheiro, o módulo da qual participou é muito vivencial, pois como o Programa esta implementado há aproximadamente 4 anos em Rolante, e os resultados já são aparentes. Segundo ele, a troca de experiências foi muito engrandecedora entre os municípios participantes, além disso, muitas ferramentas e teoria foram discutidas, para ver a melhor forma de aplicação na prática, finaliza o Agente de Articulação.

Na cidade de Gaspar, o Programa DEL ainda na fase de implementação da metodologia, aonde por momento, estão sendo definidos os projetos a serem implantados a curto, médio e longo prazo,com o objetivo definido para os próximos 20 anos.

Conselheiro da ACIG participa de capacitação do Programa DEL.

Sobre o DEL – Programa de Desenvolvimento Econômico Local

O Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL, desenvolvido pela FACISC, institui um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento da região, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município.

Esforços combinados, Resultados alcançados

No DEL, parceiros públicos, o setor empresarial e atores não governamentais trabalham coletivamente para melhorar as condições de crescimento econômico e da geração de emprego.

Visão de futuro: Planejamento com resultados a curto, médio e longo prazo

Os municípios são replanejados com projeção de 20 anos à frente, da adequação das leis à análise econômica.

Plataforma de diálogo

O DEL cria uma plataforma de diálogo entre parceiros públicos, setor empresarial e atores não governamentais. Os resultados desse envolvimento são reflexo de um trabalho coletivo e colaborativo, aparecendo na forma do desenvolvimento local e sustentável.

Resultados Sustentáveis para a Sociedade

• Melhora da qualidade de vida nos centros urbanos e rurais.
  • Ambiente favorável para a atração de investimentos.
  • Capacidade de desenvolvimento aliando perspectiva econômica e qualidade de vida da população de forma sustentável a médio e longo prazo.
  • Fortalecimento da parceria entre o setor público e privado. Melhora da credibilidade dos conselhos de desenvolvimento municipais.