Núcleo Jovem da ACIG promove Feirão do Imposto em Gaspar

29 de maio de 2017

No dia 24 de Maio, o núcleo promoveu no Colégio Universitário uma abordagem com os alunos do 8º ano, sobre impostos, fazendo um “jogo financeiro”, aonde os alunos tiveram instrução quanto aos valores e tributos sobre produtos utilizados no dia-a-dia em seus lares.

Ainda no dia 24 no período noturno os nucleados se reuniram na sede da ACIG, para debater sobre o tema CHEGA DE MÃO GRANDE.

Já no dia 27 de Maio, em parceria com a Rede Top de Supermercados (Mocan), foi realizada a exposição/comercialização de aproximadamente 30 produtos, que foram todos identificados com tarjas com os valores dos impostos e sem impostos, onde a comunidade pode perceber o valor real da carga tributária sobre os produtos da cesta básica, e tão importante é o retorno dos impostos para a comunidade. Foi exposto também um automóvel mostrando o tamanho da carga tributário sobre o veículo.

O FEIRÃO DO IMPOSTO

O Feirão do Imposto nasceu em 2002, em Santa Catarina. Seu propósito de disseminar informação tributária de forma simplificada à população tornou a ação conhecida nacionalmente. Em 2012 amealhou uma grande conquista: a aprovação da Lei do Imposto na Nota (Lei 12.741/12), que obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado de impostos pagos. Atualmente capitaneada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários, o Feirão do Imposto acontece em 24 estados da federação e mais de 100 cidades do Brasil. Neste ano de 2017, além de abordar a quantidade de tributos incidentes sobre produtos e serviços, o Feirão do Imposto tratará sobre aplicação dos recursos públicos, ou seja, como tem ocorrido o retorno destes tributos em prol da população. O tema da Campanha 2017 antecipa a reflexão: Chega de Mão Grande! Ação contra a corrupção e a favor da eficiência na gestão dos recursos públicos.

O NÚCLEO JOVEM

O Núcleo Jovem é um grupo de jovens empreendedores, dos mais diversos segmentos, com ideias inovadoras e que visam estimular o empreendedorismo, a capacitação e o associativismo em Gaspar, contribuindo para o desenvolvimento da cidade. Um grupo que discute os desafios do empreendedor, troca ideias inovadoras e desafiantes, que discute política sem partidarismo.

Formado em 2012, promove eventos para incentivar o aprendizado e a troca de experiências entre as empresas associadas. Em 2014, foram definidos os Pilares:

1. Network e Negócios,
  2. Capacitação e empreendedorismo,
  3. Eventos (Estímulo ao empreendedorismo, capacitação e geração de negócios).

Quem pode participar?

Todo Empreendedor Jovem que tiver disponibilidade para aprender, trocar experiências e contribuir para o crescimento do grupo. Um centro de oportunidades, onde a moeda de troca é a participação e o conhecimento adquirido. Quanto mais participar, maior o aprendizado e maiores os ganhos.

Inicialmente basta comparecer nas reuniões, a cada 15 dias às quartas-feiras na sede da entidade.
A próxima reunião já está agendada para o dia 07/06/2017 às 19hrs na sede da ACIG. Participe!