Polícia Militar de Gaspar apresenta projetos à ACIG.

12 de fevereiro de 2019

O Presidente da ACIG, Sr. Nelson Alexandre Bornhausen e o Vice-Presidente, Sr. Edemar Ênio Wieser, estiveram na tarde desta última segunda (11) visitando a sede da Polícia Militar de Gaspar.

O convite feito pelo Comandante Pedro, objetivou apresentar aos representantes da Entidade dois projetos que, na percepção do Comandante, é de grande valia para o município de Gaspar, sendo eles a criação de um Pelotão de Patrulhamento Tático e o Convênio de Gestão Compartilhada.

Entenda os projetos apresentados:

Implantação do PPT – Pelotão de Patrulhamento Tático

A atuação de grupos criminosos nos últimos anos, bem como a crescente demanda de ocorrências de alto risco como arrombamento a caixas eletrônicos com uso de armamento de grosso calibre, trágico de entorpecentes, busca a marginais homiziados, etc, expõe uma demanda por um grupo que possuam equipamento, material, armamento e treinamento específico para o atendimento dessas ocorrências. Dessa forma, faz-se necessário, no âmbito da PMSC, a implantação do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) […], a fim de fazer frente a tais ameaças, proporcionando maior segurança aos policiais miliares por ocasião do atendimento desse nível de ocorrência, bem como ao cidadão de Gaspar de maneira geral, que poderá contar com uma equipe preparada para responder a tais ameaças e desta forma contribuindo com a redução dos índices criminais e melhora na segurança pública de Gaspar.

Fonte: Polícia Militar de Gaspar

Convênio de Gestão Compartilhada

Trata-se de uma proposta de Lei da qual o Poder Legislativo autoriza o Poder Municipal a firmar convênio de Gestão Compartilhada com o Estado de Santa Catarina, por intermédio da Polícia Militar, com interveniência da Secretaria da Fazenda e de uma Entidade Municipal, que objetiva a cooperação de esforços na preservação da ordem pública. Em outras palavras, a PM passa a ter autorização a fazer fiscalizações nos estabelecimentos comerciais, industriais, de prestação de serviços, eventuais e no comércio de ambulantes do município, com o objetivo de fazer-se cumprir a Legislação Municipal relativas a estes estabelecimentos.

Fonte: Lei Ordinária 3824 2014 de Brusque SC

De acordo com o Sr. Nelson, ambos os projetos caso venham a ser implantados em Gaspar, visam trazer mais segurança e tranquilidade para as empresas e para os cidadãos.

Convencidos da necessidade de implementação, o Vice-Presidente da ACIG e Coordenador do Fórum das Entidades, Sr. Edemar levará o assunto à pauta da reunião do referido Fórum no próximo dia 22. E assim, acolhido por todos, e comprovada a eficiência e viabilidade dos projetos, virá a ser sem dúvida, uma bandeira de trabalho para este ano.