Qual é a sua missão?

Carreira

Você é uma pessoa que espera ansiosamente pelo fim de semana? Que sensações você tem ao acabar cada semana? E no domingo a noite? Prevalecem os sentimentos de alegria ou tristeza? Você se sente tranquilo por estar iniciando mais uma semana, ou um sentimento de angústia te invade?

Saiba que dependendo das suas respostas, torna-se possível entender se hoje você entende o seu trabalho como um Emprego, como uma Carreira ou se entende como uma Missão. Você já vai entender a diferença de cada visão, mas primeiro será explicado o que é missão.

A missão é o motivo pelo qual o homem existe, ou seja, é o que direciona a existência do ser humano. Quem tem missão, não passa pela sua vida sem entender o que está fazendo aqui. Missão clara traz motivação e determinação para viver todos os dias, e consequentemente alcançar seus objetivos mais desafiadores.

Estudos apontam que profissionais diversos podem ver o trabalho de três formas: como um Emprego, uma Carreira ou uma Missão. De modo geral, os colaboradores que veem o trabalho apenas como um emprego, trabalham porque são obrigados, aguardam o salário como a recompensa e estão sempre na expectativa do tempo que poderão usufruir fora dele. Em contrapartida, aqueles que veem seu trabalho como uma carreira, trabalham também por necessidade, mas se diferenciam por estarem focados em progredir e ter sucesso. Por fim, as pessoas que consideram o trabalho como uma missão, o veem como gratificante, pois além das recompensas externas, também sentem que contribuem para um bem maior, aplicando todo o seu potencial em seu trabalho. Logo, entender o trabalho como missão faz com que o colaborador se dedique mais tempo nele.

Adotar uma visão de emprego, carreira ou missão não depende do tipo de trabalho que a pessoa exerce. Ou seja, existem médicos que consideram seu trabalho apenas um emprego e faxineiros que veem seu trabalho como uma missão. Como assim? Imagine dois faxineiros de um colégio. Um se concentra apenas na sujeira que deve limpar, enquanto o outro acredita estar colaborando para um ambiente mais limpo e saudável para os estudantes. Assim, ambos realizam as mesmas tarefas todos os dias, mas são suas atitudes mentais que vão ditar sua satisfação no trabalho, seu sentimento de realização e o seu desempenho.

Quanto mais uma pessoa é capaz de perceber a transformação que provoca no mundo através da sua profissão, mais chances tem de ver seu trabalho como uma missão e mais chances tem de se sentir motivada e determinada para viver todos os dias e alcançar os seus objetivos mais desafiadores.

E você? Já parou para pensar qual é a sua missão? Qual é a missão da sua empresa? Qual o impacto positivo você causa na vida das pessoas e no mundo através do seu trabalho? Qual a sua razão de acordar todos os dias?

Se tiver interesse em saber mais sobre o assunto, venha falar comigo.

Um grande abraço!

Alice dos Santos
Coach de carreira e Analista de Perfil
Atendimentos Online e Presenciais na ACIG
E-mail: [email protected] | Instagram: @aalice_santos | WhatsApp: (47) 99209-0773

Referência:
ACHOR, Shawm; WOODCOCK, Neil. O Jeito Harvard de ser Feliz. 7 ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2015.
VIEIRA, Paulo. Poder e Alta Performance: O manual prático para reprogramar seus hábitos e promover mudanças profundas em sua vida – São Paulo: Editora Gente, 2018.
Associe-se