Em comparação com a temporada anterior, aumento de público chegou a 150%, equiparando-se ao movimento pré-pandemia
“Mais uma temporada boa assim, podemos considerar ter recuperado os prejuízos da pandemia”. Esta é a afirmação dos sete integrantes do Núcleo de Parques Aquáticos da Associação Empresarial de Gaspar (Acig) em relação ao balanço das suas atividades nos meses do último verão. A retomada da rotina da população e o aumento da vacinação contra a Covid-19 foram fatores determinantes para o bom movimento nos parques aquáticos da cidade.
“Logo no início da temporada identificamos que os visitantes estavam voltando à normalidade de antes da pandemia. Buscamos colocar em prática todas aquelas ações que previmos nos meses de crise e o resultado foi muito positivo. De maneira geral, podemos afirmar que o movimento cresceu cerca de 150% em relação à temporada que teve início em dezembro de 2020 e finalizou em março de 2021, auge da crise sanitária”, avalia Willian Stein, coordenador do Núcleo.
A busca de moradores de Gaspar pelas atrações aquáticas também foi sentida pelos nucleados. Outra característica da temporada foi o aumento da compra antecipada nos estabelecimentos que disponibilizam este serviço. Os parques que aderiram à consultoria Sebrae/SC, através do Sebraetec, conquistaram avanços na apresentação das marcas nas redes sociais e aumento de seguidores, que se traduziu em visitas nos parques. “Em um empreendimento específico, o novo posicionamento digital foi tão significativo que o faturamento na lanchonete chegou a ser 300% maior que na temporada anterior”, comenta Willian.
Perspectivas
A capacitação em Guardião de Piscinas, realizada por todos os nucleados, fez muita diferença no atendimento de casos pontuais durante a temporada e imprimiu mais segurança não apenas aos visitantes, mas também mais credibilidade aos empreendimentos. Por isso, o Núcleo de Parques Aquáticos já se movimenta para que o curso completo seja feito para a temporada 2022/2023.
O investimento em capacitações de gestão e planejamento estratégico e financeiro também está nos planos do Núcleo, além de promover melhorias nas metodologias de atendimento e controle de higiene, principalmente nas lanchonetes. “Já seguimos critérios bastante rigorosos da Vigilância Sanitária, mas acreditamos que sempre podemos melhorar”, ressalta o coordenador. Participar de feiras e eventos que deem mais visibilidade para a rota dos Parques Aquáticos de Gaspar é outra medida que deverá ser intensificada nos meses de baixa temporada.
“Queremos, ainda, oportunizar qualificação de mão de obra para serviços gerais, que é um dos gargalos identificados nesse movimento de mudanças. Outra cobrança que vamos continuar fazendo é com o Poder Público, quanto às melhorias de infraestrutura das vias que compõem a rota dos Parques Aquáticos. Isso é urgente e certamente vai se refletir num crescimento ainda maior de visitantes – e acelerar a economia da cidade”, finaliza Willian.
O Núcleo de Parques Aquáticos reúne sete empreendimentos de Gaspar, e foi estruturado em dezembro de 2020, com o objetivo de potencializar, através da união e networking proporcionada pela Acig, a valorização e crescimento dos negócios locais.