A chave para lidar com pessoas


A chave para lidar com pessoas

Negócios

“100% dos clientes são pessoas. 100% dos empregados são pessoas.
Se você não entende de pessoas, não entende de negócios”.

Simon Sinek

Esta frase representa o desafio diário de profissionais que buscam alavancar os seus negócios e que para isso, precisam estabelecer uma boa conexão com seus colaboradores, parceiros e clientes. Para muitos, não é novidade que um relacionamento assertivo é o preditor para o sucesso profissional. Porém, colocar em prática conhecimentos e técnicas para lidar com as pessoas e extrair o melhor delas, nem sempre é fácil.

Neste sentido, é importante saber que para extrair o melhor do seu colaborador, parceiro ou cliente e produzir grandes resultados, é preciso conhecer esta pessoa através do seu perfil, da sua percepção de mundo, dos seus valores e das suas crenças. Para isso, é fundamental analisar as palavras ditas e os feedbacks recebidos, e ir além, observar também sua linguagem corporal, através dos olhos, do seu comportamento e de seus gestos. Isso porque uma relação bem-sucedida e harmônica exige a capacidade de identificar e comunicar de acordo com a linguagem do outro.

“Falar a linguagem do outro” quebra o paradigma de que deve-se tratar as pessoas como você gostaria de ser tratado. Isso mesmo! Nem sempre deve-se tratar o outro como você gostaria de ser tratado. Afinal, quando você trata o outro como gostaria de ser tratado, na verdade não está pensando nele, mas em você mesmo. Como seria, se antes de você se relacionar com as pessoas, você se questionasse se aquilo que é mais importante para você é também o mais importante para esta pessoa?

Outro ponto importante quando o assunto é lidar com pessoas, é entender que todas as pessoas tem habilidades, mas não necessariamente as habilidades necessárias para atuar do jeito que você espera. Também é válido observar outras variáveis como por exemplo, a satisfação do atendimento e trazer para si, o desafio de se flexibilizar diante dos interesses e expectativas dos colaboradores, parceiros e clientes.

Todos estes fatores citados são fundamentais para estabelecer um relacionamento assertivo com as pessoas. Porém, para colocá-los em prática, se faz necessário voltar-se primeiramente para si, conhecer as suas verdades, as suas crenças e os seus valores e entender o que leva você a agir da forma como age.

Portanto, se fosse preciso definir em uma palavra a chave para lidar com pessoas, a palavra seria autoconhecimento, pois ela é a base para que se torna possível estabelecer um bom relacionamento com as pessoas. Afinal, como é possível entender o comportamento dos outros se há dificuldade para entender os seus? Como é possível desenvolver as capacidades da sua equipe se você não conhecer os seus próprios limites es suas próprias capacidades e potencialidades?

Assim, a chave para ter um relacionamento assertivo com seus colaboradores, parceiros e clientes, é o AUTOCONHECIMENTO. Logo, quanto mais clareza você tiver do seu perfil, dos seus valores, das suas potencialidades e limitações, mais fácil será lidar com eles.

Se tiver interesse em saber mais sobre o assunto, venha falar comigo.

 

Um grande abraço!

 

Alice Santos
Coach de carreira e Analista de Perfil
Atendimentos Online e Presenciais na Acig
E-mail: [email protected]
Instagram: aalice_santos
WhatsApp: (47) 99209-0773

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Referência:
VIEIRA, Paulo; SILVA, Deibson. Decifre e influencie pessoas: como conhecer a si e aos outros, gerar conexões poderosas e obter resultados extraordinários. – São Paulo: Editora Gente, 2018.

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