ACIG apresenta série de ações para fortalecer Gaspar como Capital Nacional da Moda Infantil

21 de fevereiro de 2020

O protocolo do projeto de lei que concede o título à cidade foi feito no dia 7 de agosto do ano passado na Câmara dos Deputados. Desde então, os trabalhos no segmento estão intensos para que o município esteja melhor estruturado para receber o reconhecimento

A carga do título de Capital Nacional da Moda Infantil tem um peso muito grande não apenas no segmento têxtil, mas também no turismo e na economia de Gaspar. Por isso, o trabalho para que a conquista seja alcançada não para e o Núcleo Têxtil da Associação Empresarial de Gaspar (Acig), apresentou em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (20), algumas iniciativas que estão sendo realizadas com apoio do seu Núcleo Têxtil. A entidade, que encabeça a busca pelo reconhecimento, está engajada no desenvolvimento de várias ações que estruturem a cidade de forma que ela seja não só reconhecida, mas tenha estrutura para suportar o crescimento do setor.

Uma dessas iniciativas já em andamento é a oferta de cursos de qualificação para a base (que terceiriza os processos de costura) e também no processo de finalização (acabamento e embalagem) da cadeia produtiva. O projeto Qualifica Gaspar abre as inscrições em março e vai oferecer a partir do segundo semestre deste ano aulas gratuitas para costureiras com conteúdos que vão desde gestão administrativa até os processos mais eficazes de produção em máquinas de costura.

Também em março, a 1ª Conferência Conexão SC – PE vai debater os aspectos regionais do mercado têxtil e perspectivas do futuro, tendo como exemplo empresários nordestinos que são referência não apenas no segmento infantil, mas também em projetos como o maior centro atacadista da América Latina. O empresário Allan Carneiro traz para os gasparenses todo o know how do agreste pernambucano, que é exemplo para a cadeia produtiva nacional. O evento ocorre no dia 10, no IFSC, é gratuito e as inscrições estão disponíveis neste link.

Uma outra ação que serve de vitrine para o setor reforçar a justificativa de merecedor da Capital Nacional da Moda Infantil é a Feira Multissetorial, realizada dentro da Expo Gaspar em junho. “Esse título traz para a cidade uma grande visibilidade em todo o país, muito além do que já somos reconhecidos pelo produto que oferecemos. A exposição numa feira local, como a que o empresário pode participar dentro das comemorações do aniversário da cidade só potencializa a força do empresariado também engajado na conquista do selo”, aponta Nelson Bornhausen, presidente da Acig.

Douglas Junckes, coordenador do Núcleo Têxtil da Acig, diz que a união do setor em prol de ações que irão reforçar a economia local é essencial. “Hoje já realizamos reuniões frequentes para debater melhorias, avaliar parcerias e estruturar questões que apoiem o crescimento. Acreditamos que o engajamento dos empresários locais é ainda um desafio, mas também uma grande oportunidade para nos fortalecermos no cenário nacional. Estas iniciativas são todas voltadas para a união do setor, que caminhando junto conseguirá se destacar cada vez mais”, comenta.

Impacto do setor têxtil

Dos 1,4 mil empreendimentos de confecção instalados em Gaspar (empresas, facções, tinturarias, fiações etc), 60% são voltados para o segmento infantil, com produtos que são enviados para o país inteiro e reconhecidos pela qualidade.

O setor também representa  28,16% dos negócios da cidade. Ao todo, são 870 empresas de confecção, 484 facções e 85 tinturarias, fiações, tecelagem e outros.

Em Gaspar, a indústria têxtil emprega cerca de oito mil colaboradores de forma direta e é responsável por quase 30% do seu PIB.