Acig incentiva empresas a seguirem regras de combate ao coronavírus

23 de julho de 2020

Lives promovidas pela Associação Empresarial de Gaspar, como o encontro com advogada e médica da área trabalhista, estão ajudando empresários a se adequarem às medidas de prevenção à Covid-19

A Acig sempre salientou a necessidade de o comércio e indústria local seguirem rigorosamente as medidas de prevenção ao coronavírus. Além das regras divulgadas em todos os seus canais de comunicação, a entidade também vem realizando encontros virtuais para esclarecer os empresários sobre a importância de manter seus negócios dentro das normas exigidas neste momento.

As orientações parecem estar surtindo efeito. Várias empresas têm se mostrado um exemplo a ser seguido e apontam que os esclarecimentos vindos das lives da Acig têm contribuído bastante para que os trabalhos continuem sendo realizados com segurança. É o caso da Wilbert Contabilidade, que junto com a Agilità Contabilidade e Assessoria, desde o início da pandemia vem se organizando de forma a preservar a saúde dos colaboradores.

“Nós disponibilizamos álcool em gel e líquido para os funcionários, como também as máscaras e termômetro infravermelho. Também demarcamos o devido distanciamento entre as pessoas e controlamos a entrada dos clientes no escritório. Como são cerca de 30 colaboradores, por um período dividimos os horários de trabalho em dois turnos para evitar aglomeração, e ainda hoje duas funcionárias que são mães estão trabalhando em horário diferenciado”, afirmou Ednei Carlos Wilbert, sócio/diretor da empresa.

Segundo ele, após a live da Acig com a advogada trabalhista Helena Deschamps e a médica do trabalho Thamy Jacobsen, outras medidas de prevenção e também de conscientização foram tomadas. “Começamos fixando cartazes disponibilizados pela prefeitura, com orientações relacionadas à Covid-19 na entrada do escritório e recepção e disponibilizamos álcool em gel na entrada. Os banheiros receberam informativos com orientações para lavar corretamente as mãos, além do álcool em gel. Na cozinha, foi limitado o número de colaboradores por vez, foram retirados todos os utensílios compartilhados, e pedimos para cada colaborador trazer os seus. As toalhas de pano foram substituídas por papel toalha e todos são orientados a higienizar as bancadas após o uso”, completou Wilbert. Além disso, funcionários com sintomas gripais são imediatamente afastados e as duas colaboradoras responsáveis por fazer serviços externos levam consigo um recipiente de álcool gel. A empresa também está formulando uma cartilha com todas as orientações de prevenção e conscientização de cuidados para evitar o contágio da Covid-19. Todas as ações fazem parte do plano de contingência que a contabilidade está desenvolvendo para o momento da pandemia.

Para o presidente da Acig, Nelson Bornhausen, as iniciativas adotadas pela empresa são acessíveis a qualquer empreendimento. “A gente fica feliz de saber que o objetivo das nossas lives está se cumprindo. Queremos orientar o melhor possível o empresariado e, dessa forma, em conjunto, estabelecermos medidas para que possamos conduzir as nossas atividades com segurança e com saúde para todos”, salientou.

O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-dall, também salienta a importância dos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços cumprirem as regras determinadas para conter a disseminação da doença. “Na guerra contra o coronavírus, todos nós somos soldados. E a participação dos empresários através das entidades empresariais, no sentido de viabilizar as melhores medidas sanitárias é fundamental pra gente diminuir a onda de contágios da Covid-19 em Gaspar”, enfatizou o prefeito.

Orientações seguem acessíveis

Para quem tem dúvidas em relação a como evitar a propagação do coronavírus na sua empresa ou quais medidas deve adotar, é possível acessar as orientações das profissionais ouvidas pela Acig. A última live produzida pela entidade, com a advogada  Helena Deschamps e a médica Thamy Jacobsen está salva no Youtube, neste link.