Acig leva informações sobre empreendedorismo para escola estadual

6 de junho de 2023

Iniciativa foi espelhada em uma ação semelhante realizada no fim do ano passado, a convite de uma instituição particular de Gaspar. Tema está incluído no currículo do Novo Ensino Médio e fez parte de um projeto interdisciplinar na Escola de Educação Básica Frei Godofredo

Ao todo, 52 alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Frei Godofredo participaram do encontro com alguns diretores da Associação Empresarial de Gaspar (Acig). Durante quase duas horas eles puderam se aprofundar mais no tema empreendedorismo, já debatido em sala de aula por conta da nova estrutura educacional proposta pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), o chamado Novo Ensino Médio. A iniciativa também cumpre o planejamento interno da Acig, que é levar informações sobre empreendedorismo e associativismo a escolas da cidade.

“Novamente, tivemos uma experiência singular no contato com esses jovens, que serão o futuro da nossa economia. Falar sobre empreendedorismo e mostrar os desafios da jornada, além dos retornos que essa trajetória possibilita é uma maneira de abrirmos a mente dessa garotada numa fase da vida em que é natural que se esteja indeciso e à beira de tomar uma decisão que vai acompanhá-lo pela vida profissional”, destacou Edemar Enio Wieser, presidente da Acig. Além dele, a vice-presidente da entidade, Kieri Madilane da Silva, e o associado / conselheiro Mário Jorge de Souza também estiveram presentes na conversa.

A ação complementou duas propostas de trabalho interdisciplinar desenvolvidas na Frei Godofredo: as trilhas de aprofundamento ‘Matemática e o mundo do trabalho’ e ‘Ciências Humanas e o mundo do trabalho’. “O objetivo dessas trilhas é despertar o protagonismo juvenil, levando em consideração o empreendedorismo, e suscitar neles as expectativas para o mercado de trabalho. A visita dos integrantes da Acig foi um momento para oportunizar o relato de vivências e complementar a teoria oferecida pelos professores. As nossas expectativas e a dos estudantes foi superada com a exposição da trajetória de cada um dos empresários e reforçou o quanto é importante ter persistência, resiliência e determinação”, afirmou Ana Luiza Mette, uma das professoras responsáveis pelo projeto.

Para Felipe Dias Fialho, de 17 anos, o encontro foi muito esclarecedor. “Meu pai já é empresário e essa palestra me incentivou mais ainda a seguir esse caminho. Pude tirar várias dúvidas e acredito que em breve já posso começar a estruturar meu próprio negócio. E ao mesmo tempo que tenho o exemplo empreendedor do meu pai, vou incentivá-lo a se tornar um associado da Acig, pois é importante ter o apoio de uma entidade como essa”, declarou o estudante.