Acig oferece acesso facilitado a consultas do Cadastro Positivo

30 de julho de 2021

Associados da entidade podem usufruir do benefício através da parceria com a Boa Vista, empresa voltada para análise de crédito do consumidor.

Para dar ao empresário local mais informações sobre o comportamento financeiro do contribuinte, a Associação Empresarial de Gaspar (Acig) oferece, em parceria com a Boa Vista, o acesso facilitado ao Cadastro Positivo. O objetivo é tornar o processo de venda mais seguro, com melhores garantias de pagamento. Isso levando em consideração, inclusive, algum momento de dificuldade que o consumidor tenha passado e atingido o chamado score ­– uma espécie de fotografia do relacionamento do cliente com o mercado, resultado de uma pontuação usada no Brasil para indicar se uma pessoa é boa ou má pagadora e se deve ou não ter acesso ao crédito.

Para os integrantes da Acig, o acesso às consultas é facilitado através do convênio da entidade com o Boa Vista: todo o comportamento financeiro do cliente fica disponível ao associado, com informações aprofundadas sobre pontuação de score, sugestões de limites de crédito ou até recomendação de negociações. “É um investimento para o empresário, que pode ter informações consistentes sobre o cliente”, afirma Edemar Ênio Wieser, presidente da entidade.

O Cadastro Positivo, sancionado em 2019, é um banco de dados com informações de pagamento em dia ou em atraso dos compromissos financeiros e pagamentos relativos a serviços continuados. Ele reúne informações sobre quitações de empréstimos, financiamentos, cartão de crédito e contas recorrentes, como energia elétrica, água, telefone e internet. A grande vantagem dele é entender que o consumidor passa por algumas fases não muito favoráveis e isso precisa ser levado em consideração na hora de avaliar uma possibilidade de crédito.

Em outras palavras, o Cadastro Positivo não dispõe apenas as informações positivas sobre um CPF, ele considera também as negativas e as circunstâncias em que elas ocorreram, para facilitar o crédito ao consumidor. Às vezes uma pessoa tem o nome negativado por falha em um boleto de telefonia, por exemplo. Com essa negativa de mercado, ele tem o score reduzido. No entanto, o Cadastro Positivo leva em consideração a adimplência desse consumidor em todas as outras faturas quitadas anteriormente. É um indicativo de que ele tem um bom comportamento como pagador e não precisa ser, digamos, punido por esse erro.

Para o empresariado, o Cadastro Positivo dá uma visão mais ampla do contribuinte e oferece um olhar para além da restrição ou não de um nome. Como há um histórico desse comportamento, fica fácil identificar se a pessoa realmente tende a honrar com seus compromissos financeiros e se é merecedora de crédito, mesmo em um contexto momentâneo desfavorável. Através da iniciativa, o consumidor tem o seu score sensibilizado e até elevado por conta da análise das pontuações. “A iniciativa é uma vantagem também para o cliente, principalmente para o bom pagador, que tem crédito facilitado por meio de uma ferramenta digital que mostra o seu melhor desempenho como contribuinte”, avalia Edemar.