Acig oferece acesso facilitado a consultas do Cadastro Positivo

14 de julho de 2021

Associados da entidade podem usufruir do benefício através da parceria com a Boa Vista, empresa voltada para análise de crédito do consumidor.

Para dar ao empresário local mais informações sobre o comportamento financeiro do contribuinte, a Associação Empresarial de Gaspar (Acig) oferece, em parceria com a Boa Vista, o acesso facilitado ao Cadastro Positivo. O objetivo é tornar o processo de venda mais seguro, com melhores garantias de pagamento. Isso levando em consideração, inclusive, algum momento de dificuldade que o consumidor tenha passado e atingido o chamado score ­– uma espécie de fotografia do relacionamento do cliente com o mercado, resultado de uma pontuação usada no Brasil para indicar se uma pessoa é boa ou má pagadora e se deve ou não ter acesso ao crédito.

Para os integrantes da Acig, o acesso às consultas é facilitado através do convênio da entidade com o Boa Vista: todo o comportamento financeiro do cliente fica disponível ao associado, com informações aprofundadas sobre pontuação de score, sugestões de limites de crédito ou até recomendação de negociações. “É um investimento para o empresário, que pode ter informações consistentes sobre o cliente”, afirma Edemar Ênio Wieser, presidente da entidade.

O Cadastro Positivo, sancionado em 2019, é um banco de dados com informações de pagamento em dia ou em atraso dos compromissos financeiros e pagamentos relativos a serviços continuados. “Ele reúne informações sobre quitações de empréstimos, financiamentos, cartão de crédito e contas recorrentes, como energia elétrica, água, telefone e internet. A grande vantagem dele é entender que o consumidor passa por algumas fases não muito favoráveis e isso precisa ser levado em consideração na hora de avaliar uma possibilidade de crédito”, explica Mirian Fofonka, gerente comercial do Boa Vista, empresa de informações de crédito com abrangência nacional conveniada à Acig.

Em outras palavras, o Cadastro Positivo não dispõe apenas as informações positivas sobre um CPF, ele considera também as negativas e as circunstâncias em que elas ocorreram, para facilitar o crédito ao consumidor. “Às vezes uma pessoa tem o nome negativado por falha em um boleto de telefonia, por exemplo. Com essa negativa de mercado, ele tem o score reduzido. No entanto, o Cadastro Positivo leva em consideração a adimplência desse consumidor em todas as outras faturas quitadas anteriormente. É um indicativo de que ele tem um bom comportamento como pagador e não precisa ser, digamos, punido por esse erro”, instrui Mirian.

Para o empresariado, o Cadastro Positivo dá uma visão mais ampla do contribuinte e oferece um olhar para além da restrição ou não de um nome. Como há um histórico desse comportamento, fica fácil identificar se a pessoa realmente tende a honrar com seus compromissos financeiros e se é merecedora de crédito, mesmo em um contexto momentâneo desfavorável. Através da iniciativa, o consumidor tem o seu score sensibilizado e até elevado por conta da análise das pontuações. “A iniciativa é uma vantagem também para o cliente, principalmente para o bom pagador, que tem crédito facilitado por meio de uma ferramenta digital que mostra o seu melhor desempenho como contribuinte”, avalia Edemar.