Acig – uma nova diretoria para novas ideias

11 de maio de 2022

Edemar Ênio Wieser*

A minha trajetória com a Associação Empresarial de Gaspar (Acig) já vem de algum tempo. Em 2018 assumi a vice-presidência da entidade, na época comandada pelo nosso saudoso Nelson Bornhausen, sem qualquer pretensão à presidência. Em 2020, na nova eleição, optei por continuar neste cargo, por entender que ainda precisava de bagagem para assumir um compromisso tão importante quanto a gestão da entidade.

Mas com o afastamento do então presidente, me vi com o desafio de seguir com o trabalho que vinha sendo feito, garantindo a continuidade das decisões, em um momento ímpar da nossa história, que foi a pandemia. Agora, via eleição, assumo efetivamente a presidência da Acig em uma nova fase, mas com responsabilidades e compromissos que se reforçam.

É com muito orgulho que hoje vemos a presença feminina fortalecida na entidade, situação que queremos cada vez mais proporcionar e apoiar. Inclusive temos a honra de ter uma mulher na vice-presidência, além de uma grande representatividade nos núcleos. Além disso, a nova diretoria totalmente oxigenada traz um novo olhar para o futuro, para uma Acig aberta a todo empresário, independentemente do porte e segmento do negócio. Esta era, inclusive, uma preocupação latente de todos nós, envolvidos diretamente na gestão da associação, porque queremos desmistificar a impressão de que apenas grandes e tradicionais empresas podem assumir as cadeiras da direção. Estamos pensando lá na frente e na perenidade do associativismo, deixando claro para toda a sociedade que a Acig é de todos, está de portas abertas e tem espaço para defender o pleito de todo o empresariado gasparense.

Outra questão que vale ressaltar é que seguiremos acompanhando o Voz Única, iniciativa liderada pela Facisc e que rapidamente se espalhou por toda Santa Catarina por meio de suas 149 Associações Empresariais. Este projeto tem como objetivo disponibilizar à sociedade uma ferramenta que oriente e informe as demandas do Estado do ponto de vista empresarial de forma sistematizada, acessível e participativa. Vamos acompanhar e cobrar o compromisso do governo municipal, estadual e federal com as bandeiras ali destacadas.

Seguiremos juntos, trazendo novas ideias, ouvindo cada vez mais a comunidade, com o compromisso também de liderar a entidade para que ela seja vista como uma casa para todo o empresariado. Que cada vez mais empresários possam fazer parte da Acig e se sentir representados por ela. Queremos pensar no associativismo no longo prazo, diversificando a gestão e as ideias, com um jeito de trabalhar dinâmico e eficiente, com total respeito à história e ao trabalho construído até aqui.

* Edemar Ênio Wieser é presidente eleito da Acig para o biênio 2022/2024