As vantagens e os cuidados de se investir na compra de terrenos

23 de outubro de 2023

Por Eduardo Pedrini*

A compra de terrenos é uma estratégia que tem atraído a atenção de investidores e tem sido encarada como uma tendência do mercado imobiliário. Seja para construção de imóveis, desenvolvimento de projetos comerciais ou simplesmente como uma reserva de valor, adquirir terrenos pode oferecer diversas vantagens. No entanto, como em qualquer investimento, é importante entender as nuances desse ramo, os cuidados necessários e a burocracia envolvida.

Em médio e longo prazos, um terreno pode trazer rendimentos, já que tem um bom potencial de valorização ao longo do tempo, determinado por vários fatores – entre eles, onde está localizado. Quanto maior o investimento em infraestrutura na região, maiores são as vantagens de liquidez. Além disso, a flexibilidade de uso também atrai: seja para construir imóveis residenciais, comerciais, industriais ou ainda para locação a terceiros (recorrentemente, empresas têm buscado espaços de aluguel para publicidade, para eventos ou mesmo para serem usados como estacionamento), todas são possibilidades que geram algum tipo de rendimento.

Mas as vantagens só se cumprem quando se tem um processo de compra bem estruturado e respaldado por quem entende do assunto. A participação de um corretor credenciado nesse tipo de transação, assim como em qualquer outra que envolva imóveis, garante a lisura do investimento. A compra de terrenos envolve uma série de procedimentos burocráticos que se tornam menos complexos quando conduzidos por profissionais capacitados. Etapas como por exemplo, a pesquisa de Título de Propriedade, verificando a propriedade atual e a existência de hipotecas ou ônus sobre o terreno; o registro de propriedade após a compra; as regulamentações de zoneamento e licenças, caso haja a intenção de construir; e claro, a certificação dos impostos que incidem sobre o bem, como transferências e outras taxas relacionada à aquisição de terrenos, assim como a elaboração do contrato de compra e venda  devem ter o respaldo de um corretor de imóveis, como garantia de que todos os itens foram – e serão – cumpridos.

Outras particularidades ligadas à compra de terrenos estão relacionadas aos cuidados com esse tipo de bem. É imprescindível realizar uma pesquisa de mercado, avaliando a demanda na região, analisando os preços históricos e futuros, e considerando fatores como infraestrutura, acessibilidade e desenvolvimento urbano planejado. Uma análise criteriosa pode evitar ruínas de investimentos. Em segundo lugar, realizar uma análise detalhada do terreno, verificando aspectos como a documentação, limitações legais, zoneamento, pendências fiscais e ambientais é crucial. O mesmo se aplica às avaliações das características do terreno, como por exemplo, cota de enchente, tipo de solo, aclive e declives, que podem ser pontos importantes na tomada de decisão, dependendo do tipo de negócio ou construção que se deseja realizar. Um terreno com problemas legais ou ambientais pode se tornar um grande fardo financeiro. E por último, mas não menos importante, é preciso considerar todos os custos envolvidos, não apenas o preço de compra: isso inclui impostos, taxas de transferência, custos legais, custos de infraestrutura (como água, eletricidade e saneamento) e os gastos necessários para manter o terreno.

Assim, ao considerar essa modalidade de investimento, é crucial preparar-se para o longo prazo e para a possibilidade de custos imprevistos. Investir na compra de terrenos pode ser uma estratégia de investimento lucrativa, mas requer pesquisa cuidadosa, due diligence e uma compreensão completa da burocracia envolvida – um trabalho cotidiano para um corretor de imóveis. Com o amparo devido, é possível aproveitar as vantagens e obter retornos sólidos ao longo do tempo.

*Eduardo Pedrini é corretor de imóveis e coordenador do Núcleo Imobiliário da Associação Empresarial de Gaspar (Acig)