Blumenau recebe encontro do Movimento Voz Única e entrega pleitos para os candidatos da região

6 de setembro de 2022

Candidatos a deputado estadual e federal, Senado e Governo do Estado foram recebidos pela Associação Empresarial de Blumenau (Acib) nesta quarta-feira (31) no Road Show do Projeto Voz Única, encontros que a Facisc está promovendo em todas as regionais do Estado para entregar a cartilha impressa aos candidatos. No evento, os candidatos conheceram as demandas de cada região e receberam o documento em mãos para que possam analisar as solicitações e incluir as necessidades nos seus planos de governo.

O presidente da Acib, Renato Medeiros, destacou a aproximação que a classe empresarial tem buscado junto aos candidatos, abrindo espaço para o diálogo. O consultor político da Facisc, jornalista Upiara Boschi, apresentou um panorama do cenário catarinense nessas eleições. Santa Catarina tem o sexto maior PIB do Brasil e é o quarto Estado mais industrializado, sendo a quinta economia mais aberta do país. Além disso, tem o terceiro IDH mais alto do Brasil e a maior expectativa de vida do país. “Santa Catarina é um Estado diferenciado, mas precisamos que nossas demandas sejam atendidas pelo Governo Federal para mantermos este patamar ou até mesmo avançar. Não estamos pedindo nada demais, estamos pedindo condições para trabalhar”, assinalou Boschi.

“Assim como somos destaque em nível nacional em diversas questões, queremos ser destaque em gestão”, apontou o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves. O Voz Única é composto por demandas de cada região, contemplado no total 60 pleitos prioritários, que poderão ser monitorados posteriormente por meio de um aplicativo. A ferramenta permitirá o acompanhamento da evolução das demandas apresentadas junto ao Poder Público.
O vice-presidente regional Vale do Itajaí, Rinaldo Araújo, destacou que cada pleito se refere a uma dor da classe empresarial, que de alguma forma se reflete na população. A Regional Vale do Itajaí da Facisc é composta pelos municípios de Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Gaspar, Indaial, Itajaí, Navegantes, Penha, Pomerode e Timbó. Entre as 65 demandas levantadas na região, foram escolhidas cinco para fazer parte do documento Voz Única.

Conheça os pleitos prioritários da regional Vale do Itajaí:

1. Conclusão dos trechos de duplicação da BR 470, priorizando o acesso aos municípios;

2. Implantação da pista de cargas do Aeroporto Min. Victor Konder (Navegantes);

3. Complementação das obras da Bacia de Evolução do Rio Itajaí;

4. Extensão do projeto do Corredor Ferroviário Catarinense até o Vale do Itajaí;

5. Melhoria na gestão da educação pública, buscando reduzir a evasão escolar.

Repost: Facisc