CEJESC lança guia voltado à Gestão Pública

5 de fevereiro de 2020

O material, fruto de uma pesquisa realizada entre integrantes e ex-participantes do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina, foi lançado durante a Assembleia Geral Ordinária, que este ano aconteceu em Florianópolis e contou com a participação de integrantes do Núcleo Jovem da ACIG.

Destaque no Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (CEJESC) em 2019, com uma das assembleias mais bem avaliadas no período, Gaspar continua contribuindo com o Conselho. E uma das primeiras ações do CEJESC em 2020 é lançar o Guia de Boas Práticas da Gestão Pública.

A elaboração do documento, que traz dados, depoimentos e orientações para pessoas que querem atuar na área pública, contou com a participação direta de Eduardo Pedrini, integrante do Núcleo Jovem da Associação Empresarial de Gaspar e então diretor de Assuntos Políticos do CEJESC.

Uma das principais informações deste levantamento diz respeito ao perfil dos jovens empreendedores atuantes no movimento associativista: muitos deles participam ou já participaram de um dos mais de 75 núcleos ligados ao Conselho Estadual, contribuindo com a gestão pública especialmente na área de desenvolvimento econômico.

O Guia traz ainda cases de sucesso e muita reflexão frente aos desafios de atuar nessa área nos dias de hoje, como gerar engajamento e resultados relevantes para a sociedade.

“Vimos a importância de reunir os cases de sucesso para orientar os jovens que atuam na gestão pública e também incentivar outros jovens para que cresça cada vez mais o interesse por esse segmento. Os resultados positivos da atuação dos jovens na área pública são muito nítidos, visto que do diálogo aberto com os empresários e entidades ganha uma nova postura na busca por um desenvolvimento efetivo da sociedade”, destaca Pedrini.

O Guia foi disponibilizado aos integrantes do CEJESC durante a Assembleia Geral Ordinária, que acontece anualmente. Nessa reunião foi feito o balanço da gestão 2019 e também discutido o planejamento para atual gestão.

Na ocasião, Pedrini foi convidado para participar do Conselho Consultivo do movimento (do qual só participam ex-presidentes e alguns convidados) para que possa continuar contribuindo com a entidade, como fez na gestão passada.

“Estar presente nesses espaços de socialização é sempre significativo e uma bandeira que defendemos muito dentro do Núcleo, seja em âmbito regional ou estadual, na iniciativa privada ou pública. A nossa proposta é mostrar o quanto os jovens empreendedores capacitados têm a contribuir com mercado que exige inovação constante”, lembra Ramon Borghezan, coordenador do Núcleo Jovem da ACIG.

Em 2019 o CEJESC chegou a 75 núcleos de jovens empreendedores em todo o estado. O Conselho conta com apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e do Sebrae. A Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada em janeiro de 2019 em Gaspar, reuniu mais de 170 inscritos e foi uma das que mais mobilizou negócios. O relatório do CEJESC mostra que 54% dos participantes das AGOs classificou a programação como excelente e que 93% dos jovens que responderam à pesquisa realizaram negócios durante a programação.