FACISC pede que governo avalie retomada de transporte coletivo e eventos profissionais

14 de maio de 2020

O presidente da Facisc, Jonny Zulauf, participou na tarde desta quarta (13/5) de nova reunião Reunião do Comitê Econômico do Governo de SC, junto com os presidentes das federações que compõem o Conselho das Federações Empresariais (Cofem) e outras lideranças públicas e empresariais.

No encontro o presidente Zulauf reforçou o pedido em nome do setor de eventos para a retomada das feiras profissionais e também para o retorno do transporte público. “Precisamos de alguma sinalização para as atividades destes setores, para que possam se organizar e planejar um recomeço. Com relação ao transporte coletivo especificamente, Jonny ressaltou ainda a necessidade de rever as exigências que podem inclusive encarecer o serviço”, destacou.

Coordenando a reunião, o secretário Paulo Eli, relatou que as empresas de transportes já vêm se reunindo em paralelo com o governo e estão preparando os protocolos para voltar. “Agora é questão de tempo para definir os protocolos viáveis e retornar a atividade”

O secretário lembrou que o Estado tem hoje a situação sob controle e por isso tem a realidade diferente de outros estados que estão sentindo fortes impactos no sistema de saúde. “Agora é o momento de avaliarmos muitos números. Estamos avaliando as atividades que já abrimos e o transporte coletivo é a bola da vez para a decisão”, declarou.

Zulauf aproveitou o encontro para fazer considerações sobre o crescimento no número de empresas, divulgado pela Junta Comercial. “Muitos decidiram empreender agora. Isso mostra que a sociedade está buscando alternativas”, destacou. Também falou sobre o aumento no número de exportações do setor agropecuário. “O Brasil é o único país que cresceu neste cenário e Santa Catarina é o estado mais aberto de todos. Esta alternativa compensa um pouco as perdas em outros setores”, concluiu Jonny.

Além dos membros do Cofem, a reunião contou com a participação do Secretário Adjunto da Secretaria da agricultura, Ricardo Miotto, representando a PMSC, o Chefe de Estado Maior, Cel Pinho, a deputada Paulinha, e o secretário de desenvolvimento, Lucas Esmeraldino.