28 de agosto de 2019
No último dia 26, ocorreu na sede da ACIG mais uma reunião do Fórum das Entidades e o assunto, não poderia ser outro: dar continuidade a implantação do Observatório Social em Gaspar.
Nessa primeira etapa do processo, todo o envolvimento ao pleito para se ter o OS em Gaspar junto com o Observatório Social do Brasil (OSB), deve acontecer por meio das Entidades, para que em um segundo momento, possa haver a colaboração de voluntários no desenvolvimento efetivo dos trabalhos.
As Entidades que fazem parte do Fórum por sua vez, não perderam tempo e já assinaram o Termo de Adesão ao Código de Conduta garantindo assim, mais um grande passo dado. E o processo não para, pois, em paralelo, os participantes já estão se capacitando junto com o OSB para garantir que o processo de implantação ocorra da forma mais tranquila possível, pois, não é uma tarefa fácil.
De acordo com os integrantes do Fórum, a previsão é de que no próximo ano, o OS já esteja operando no município.
Integram o Fórum das Entidades: ACIG, AMPE, CDL, Sindilojas, Conferência Vicentina, SESCON, Rotay, Lions Club, OAB subseção de Gaspar, IFSC Campus Gaspar e Senai Polo Gaspar.
Mas afinal, o que é um Observatório Social?
É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.
Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos (exceto os que integrem a esfera de atuação do observatório específico) e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.
Saiba mais em: http://osbrasil.org.br/