Gaspar cada vez mais próxima de ter um Observatório Social


Gaspar cada vez mais próxima de ter um Observatório Social

28 de agosto de 2019

No último dia 26, ocorreu na sede da ACIG mais uma reunião do Fórum das Entidades e o assunto, não poderia ser outro: dar continuidade a implantação do Observatório Social em Gaspar.

Nessa primeira etapa do processo, todo o envolvimento ao pleito para se ter o OS em Gaspar junto com o Observatório Social do Brasil (OSB), deve acontecer por meio das Entidades, para que em um segundo momento, possa haver a colaboração de voluntários no desenvolvimento efetivo dos trabalhos.

As Entidades que fazem parte do Fórum por sua vez, não perderam tempo e já assinaram o Termo de Adesão ao Código de Conduta garantindo assim, mais um grande passo dado. E o processo não para, pois, em paralelo, os participantes já estão se capacitando junto com o OSB para garantir que o processo de implantação ocorra da forma mais tranquila possível, pois, não é uma tarefa fácil.

Gaspar cada vez mais próxima de ter um Observatório Social

De acordo com os integrantes do Fórum, a previsão é de que no próximo ano, o OS já esteja operando no município.

Integram o Fórum das Entidades: ACIG, AMPE, CDL, Sindilojas, Conferência Vicentina, SESCON, Rotay, Lions Club, OAB subseção de Gaspar, IFSC Campus Gaspar e Senai Polo Gaspar.

 

Mas afinal, o que é um Observatório Social?

É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos (exceto os que integrem a esfera de atuação do observatório específico) e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.

Saiba mais em: http://osbrasil.org.br/


« Voltar

ACIG - Associação Empresarial de Gaspar