Golpes e crimes virtuais persistem. Saiba como se precaver!

16 de abril de 2019

Não é de hoje que as tentativas de golpe rondam organizações, e isso certamente, não é assunto exclusivo para as pequenas empresas.

As tentativas são várias, desde boletos com origem desconhecida, á ligações ameaçando sobre a impossibilidade do uso do nome empresarial. Em certas ocasiões, o empresário se sentindo sem saída, acaba por pagar indevidamente, financiando involuntariamente o crime.

Infelizmente, os associados da ACIG também passam por situações como esta. É o caso de um dos associados, que prefere não de identificar. De acordo com ele, os golpistas alegam que o boleto que foi recebido, trata-se de uma taxa de inscrição para ter acesso à um sistema de consulta de crédito, que, não é obrigatório, mas, se pagar, procede-se com a contratação do serviço. Abaixo, ele compartilhou o boleto que recebeu:

Golpes e crimes virtuais persistem. Saiba como se precaver!Muitas são as informações disponíveis, mas, vale reforçar as dicas de segurança:

• Preste atenção no domínio do e-mail que receber, isso pois, normalmente, as empresas atendem com domínio próprio (no caso da ACIG, @acigweb.com.br) e não utilizam de domínios comuns, como Gmail, Yahoo ou Hotmail.
  • Se você suspeitar da veracidade do boleto, preste atenção nos três primeiros números do documento e no campo “Nosso Número” (segunda sequência de 12 números). Por exemplo, uma cobrança do banco Itaú que comece com os números 237 é falsa, pois esses números representam o Bradesco; sendo o Itaú representado pelos dígitos 341. Os códigos dos bancos podem ser encontrados facilmente no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
  • Outro detalhe importante é que documentos falsos costumam apresentar o código de barras alterado para não serem lidos em aplicativos de celulares ou em caixas eletrônicos.
  • Caso o sensor não consiga identificar o código de barras, todo o cuidado na hora de digitar a numeração deve ser redobrado, já que esse truque é feito especificamente para forçar a pessoa a digitar o número alterado.
  • Depois de passada a data de vencimento de um boleto, muitas pessoas procuram na internet páginas para recalcular o novo valor do título com juros e taxas embutidas, e é aí que entra o golpe.
  • Alguns desses domínios pedem para o usuário digitar todos os dados do boleto e prometem gerar uma nova cobrança com os valores reajustados. No entanto, esses sites substituem o código do título e os substituem para uma conta diferente para transferência.

Na dúvida, fale com a ACIG e sempre mantenha a Associação informada de qualquer atividade suspeita.

Adaptado de: https://www.goedert.com.br/previna-se-contra-fraudes-nos-boletos/