Imóveis na planta: corretores destacam vantagens e alertam para cuidados com este tipo de investimento

23 de junho de 2023

A valorização em curto prazo atrai investidores, mas é preciso estar atento às questões legais que envolvem a transação. Ter o apoio de um corretor é imprescindível para evitar dor de cabeça. Representantes do Núcleo Imobiliário da Acig trazem algumas dicas

Comprar um imóvel na planta pode ser uma excelente opção para quem está em busca de uma nova moradia ou deseja investir no mercado imobiliário. Com um custo-benefício atrativo, a modalidade de aquisição tem ganhado espaço e é um dos fatores que impulsiona o aquecimento do mercado da construção civil no país.

“Hoje o consumidor já tem claro que há muito mais vantagens do que desvantagens em adquirir um imóvel na planta. Os valores geralmente são mais atrativos, o financiamento acaba sendo facilitado, por muitas vezes ser realizado diretamente com a construtora, e as possibilidades de customização do ambiente – seja casa, apartamento ou sala comercial – são alguns dos pontos determinantes na escolha por esse tipo de transação”, comenta Eduardo Pedrini, corretor e coordenador do Núcleo Imobiliário da Associação Empresarial de Gaspar (Acig).

A valorização do imóvel também figura entre os fatores de peso na escolha por essa modalidade de compra. Conforme a construção avança e a demanda aumenta, é comum que o valor do imóvel também se eleve – pesquisas do setor imobiliário apontam que no país, o imóvel pode valorizar de 15% a 40% até a finalização da obra. Outra vantagem é o maior tempo para planejamento: desde a organização das finanças até os ajustes dos detalhes da mudança ganham mais um fôlego até o momento da entrega das chaves.

“Vivemos um momento econômico em que alguns programas governamentais oferecem incentivos e bônus para a compra de imóveis na planta, tornando o processo ainda mais atrativo”, lembra Ana Paula Fausel, também corretora e integrante do Núcleo Imobiliário da Acig. E comenta ainda sobre as garantias oferecidas pela construtora ou incorporadora. “Essas garantias podem abranger aspectos como vícios de construção, defeitos perdidos e problemas relacionados à infraestrutura do imóvel. Além disso, é comum que as empresas forneçam suporte técnico durante os primeiros anos após a entrega, o que pode ser útil caso surjam problemas ou dúvidas”, completa.

Cuidados para evitar problemas

Mesmo com tantas vantagens evidentes, é importante destacar que a compra de imóveis na planta também envolve riscos e desafios. Atrasos na entrega, mudanças no projeto e possíveis problemas com a construtora são alguns exemplos. Portanto, é fundamental pesquisar a opinião da construtora, ler atentamente o contrato e, principalmente, buscar orientação profissional antes de tomar uma decisão.

“O corretor tem um papel fundamental no processo de venda e aquisição de um imóvel na planta. São muitos detalhes a serem observados e, não raro, o comprador não tem dimensão e conhecimento técnico para avaliar todos os quesitos que vão distanciá-lo de possíveis futuros problemas”, destaca Eduardo.

A documentação legal do empreendimento é um dos pontos a serem observados: a construção está, por exemplo, dentro das normas para garantir segurança na aquisição? Observar a incorporação e se o imóvel está registrado no registro de imóveis é imprescindível para uma compra tranquila. A fiscalização da obra também é importante e, mais do que informações sobre o andamento dos trabalhos oferecidos pela construtora, o corretor de imóveis saberá orientar o comprador se as legislações e propostas de contrato estão sendo seguidas.

“Vale ressaltar, ainda, a importância do comprador requisitar os serviços de um corretor gabaritado, observando se ele é regulamentado pelo Conselho Regional, o Creci, que tem a responsabilidade de supervisionar a atuação desse grupo”, alerta Eduardo, que também é delegado do Creci de Gaspar (SC). Além de fiscalizar a atividade do corretor, o órgão também desenvolve trabalhos de orientação, capacitação, reciclagem e apoio aos profissionais credenciados.