Leopoldo Schmalz: memória viva no empreendedorismo de Gaspar

24 de agosto de 2023

Tino para os negócios e visão de mercado à frente do tempo eram algumas das características daquele que empresta nome ao Prêmio que reconhece empresário destaque no coração do Vale

A história do desenvolvimento de Gaspar está diretamente ligada à trajetória de uma das maiores indústrias da cidade e à atuação daquele que esteve no comando do negócio desde a sua fundação. Leopoldo Jorge Theodoro Schmalz está presente não apenas no legado que deixou impresso na marca Círculo, mas também é referência para os empresários locais que, inevitavelmente, buscam inspiração na sua forma inovadora de empreender.

Da parte da Associação Empresarial de Gaspar (Acig), a homenagem a ele vem em forma de Prêmio. Desde 2019, a entidade reconhece uma empresa destaque, que tenha contribuído com a economia local através de uma atuação diferenciada, além de cumprir princípios de impacto social. A primeira a receber o troféu, naquele ano, foi a Ceramfix Argamassas e Impermeabilizantes, em nome do sócio-diretor Carlos Antônio Schmitt. A empresa que tem quase 30 anos de existência possui unidades no Brasil e no exterior. “Foi uma honra e uma alegria sermos reconhecidos pelo Prêmio Leopoldo Schamlz. É uma iniciativa de grande destaque, que trouxe resultados muito significativos, como por exemplo, a união dos empresários, o fortalecimento da busca por novas conquistas e o crescimento do mercado de Gaspar, com as empresas podendo oferecer mais aos colaboradores, à comunidade e fazendo com que os empreendimentos locais possam crescer de forma sustentável”, destaca Carlos Antônio.

Por conta da pandemia, a segunda edição do evento que seria em 2020 ocorreu apenas em 2022. A novidade do ano ficou por conta dos finalistas: foram três mulheres no comando de empresas de diferentes segmentos, mas com grande impacto no contexto empresarial de Gaspar. Concorrendo com Scheila Censi Braun, diretora executiva da Censi Máquinas, e com Mariana Rosa Nunes Masson, fundadora e diretora do Laboratório Hologene, quem levou o troféu foi Monique Reinert, CEO do Grupo Cascanéia. “O prêmio trouxe um destaque para a empresa muito positivo e foi um reconhecimento para toda a nossa família empreendedora, que já está na segunda geração à frente do negócio. Recebemos o troféu como uma chancela da trajetória de 35 anos da empresa, que tem conquistado posições de destaque em vários grupos. O Prêmio Leopoldo Schamlz reforça que estamos no caminho certo, além da força do empreendimento e da gestão assertiva empregada nele”, afirma a empresária.

Em sua terceira edição, o Prêmio Leopoldo Schmalz de Empreendedorismo 2023 revelará no dia 21 de setembro, no Bela Vista Country Club, a nova empresa a entrar no hall de empreendimentos do ano. Os inscritos já estão sendo avaliados segundo os critérios descritos no regulamento. O próximo passo é a apresentação presencial dos cases finalistas, que ocorre no fim de agosto.

A cerimônia de revelação do vencedor do Prêmio Leopoldo Schmalz de Empreendedorismo terá a palestra do consultor financeiro Gustavo Cerbasi. Os ingressos estão à venda na sede da Acig, através do pelo e-mail [email protected], pelo telefone (47) 3332-1371 ou ainda via Whatsapp, no número (47) 99637-4879.