Núcleo Imobiliário integra um dos 17 ODS da ONU em suas práticas


Núcleo Imobiliário integra um dos 17 ODS da ONU em suas práticas

24 de agosto de 2023

Iniciativa está prevista no planejamento estratégico do grupo e atende a um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pregados pela Organização das Nações Unidas.

 

Uma das preocupações dos integrantes do Núcleo Imobiliário da Associação Empresarial de Gaspar (Acig) é atender, na medida do possível, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pregados pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Como organização, temos a responsabilidade de sermos exemplo aos nossos pares e podemos, sim, incluir nas nossas rotinas alguns quesitos que corroboram com a qualidade de vida nos aspectos sociais, ambientais e econômicos a curto, médio e longo prazos”, destaca Eduardo Pedrini, coordenador do Núcleo Imobiliário da Acig.

O primeiro ODS a ser cumprido pelos nucleados está relacionado à saúde e bem-estar. Assim, como forma de incentivar a prática de exercícios físicos e reforçar a importância dos cuidados com a saúde do corpo e da mente, o grupo teve uma edição de ginástica laboral precedente à reunião mensal de alinhamento, no último dia 23. A iniciativa conta com o apoio e condução de uma profissional da área, a Daiana Oneda, que é educadora física. “Fizemos a dinâmica da ginástica laboral preparatória, que movimenta o corpo e prepara para o início das atividades decorrentes do dia. Foram cerca de 20 minutos de prática, quando realizamos alongamentos, alguns exercícios de flexão e extensão com o objetivo de preparar/alongar os músculos que são mais utilizados”, explicou Daiana.

Ela lembra, ainda, que não é apenas no início do expediente que se pode aderir à prática da ginástica laboral. Há a possibilidade de incluir os exercícios no meio do horário de trabalho, classificado como compensatório, num momento em que o corpo começa a apresentar os primeiros sinais de cansaço. A ginástica entra nesse momento para alongar e aliviar o estresse. E também no fim do dia de trabalho, com dinâmicas de relaxamento, para eliminar a tensão gerada ao longo dia.

“A ginástica laboral traz a sensação de bem-estar, dá estímulo para iniciar outras atividades físicas, reduz a fadiga e o estresse, melhora a postura, melhora a concentração, favorece o fortalecimento muscular, contribui com a função cardiorrespiratória e traz mais energia e disposição. Mesmo com poucos minutos de prática, os benefícios são enormes e acabam refletindo na forma como esse colaborador enxerga a atividade física. Não raro, eles acabam incluindo a ginástica na sua rotina, o que traz resultados no trabalho também”, afirma Daiana.

O coordenador do Núcleo Imobiliário reforça: “Procuramos estimular iniciativas como essa tanto dentro das empresas que compõem o Núcleo como fora delas. Oxigenar o corpo e a mente se reflete numa rotina de vida mais equilibrada e até a forma de atuação profissional também se torna mais efetiva. Queremos promover esse tipo de mudança, indicar que é possível fazer diferente e com um olhar mais para dentro de cada um”.


« Voltar

ACIG - Associação Empresarial de Gaspar