Prêmio Leopoldo Schmalz de Empreendedorismo: o nosso muito obrigado!

10 de junho de 2022

Por Edemar Ênio Wieser*

Eleger um empreendedor do ano em meio de tantos potenciais que atuam na nossa cidade e estão sob o guarda-chuva da Associação Empresarial de Gaspar (Acig) é uma responsabilidade que só evidencia o nosso papel enquanto entidade representativa de uma classe que tem vontade de fazer acontecer e que diariamente contribui para o crescimento e ascensão da economia local. O esforço diário desses verdadeiros desbravadores precisa ser reconhecido e o Prêmio Leopoldo Schmalz de Empreendedorismo é uma forma de validar o trabalho e o empenho de cada um deles.

Ter no calendário da nossa entidade uma iniciativa como esse troféu chancela o potencial empreendedor que Gaspar oferece e nos coloca no mercado como um berço de negócios qualificados. Dos microempreendedores individuais às grandes corporações, temos hoje, segundo o Mapa de Empresas do Ministério da Economia, mais de 10.400 empreendimentos ativos na cidade – que cada vez mais se consolida como um polo para novas empresas, por conta da sua localização, infraestrutura e incentivos.

Empresas são feitas de pessoas. Incentivar a participação dos gestores em um projeto que traz à tona tanto a trajetória do empreendimento quanto a dedicação de quem comanda o negócio é dar voz a histórias de lutas, de alegrias, de superações e de conquistas – e uma maneira de refletir o quanto a jornada foi de aprendizado e crescimento pessoal e profissional. A cada um dos participantes do Prêmio Leopoldo Schmalz de Empreendedorismo, o nosso muito obrigado por nos confiarem suas narrativas, de peito aberto e com autoconfiança. Às três finalistas do evento, Scheila Censi Braun (Censi Máquinas), Mariana Rosa Nunes Masson (Laboratório Hologene) e Monique Reinert (Grupo Cascanéia): parabéns, vocês são todas vencedoras por chegarem até aqui.

Hoje, dias depois da realização da cerimônia que elegeu a empreendedora do ano em Gaspar, ainda sentimos o impacto do Prêmio Leopoldo Schmalz por onde transitamos e entre aqueles que se encorajam em participar nas edições futuras. É nosso dever alimentar uma iniciativa que enobrece o empresariado local, dando-lhe visibilidade e possibilidade de formação qualificada – uma bandeira defendida pela Acig, com o apoio da Unicesumar, que acredita na geração de valor a partir do conhecimento e que cedeu, como um dos prêmios, uma bolsa integral de um curso de pós-graduação completo à escolha do vencedor, para reforçar ainda mais a importância da sua lapidação profissional.

Não podemos deixar passar o nosso agradecimento também a todos os que nos prestigiaram na noite grandiosa que foi a entrega do prêmio. Aos colegas de imprensa, que nos apoiaram na divulgação das informações e fizeram cada passo do projeto ser de conhecimento da comunidade. E aos nossos parceiros, que possibilitaram a concretização dessa segunda edição do Leopoldo Schmalz de Empreendedorismo: Anjos da Vida, Ceramfix, Círculo, Cooper, Fazzenda Park Hotel, Kiko e Kika, Lince, Momil, Plasvale, Viacredi e Unicesumar. Sem vocês, nossa ação não seria possível.