Projeto ‘Empreendedorismo na Escola’ contempla Escola Honório Miranda

8 de dezembro de 2023

Pela segunda vez este ano, integrantes da diretoria da Associação Empresarial de Gaspar (Acig) estiveram mais próximos de jovens que cursam o Ensino Médio. Dessa vez, nas dependências da Escola Estadual Honório Miranda, no Centro da cidade. A ação faz parte do projeto Empreendedorismo na Escola, que busca levar aos estudantes um pouco da realidade das empresas, falando sobre as vantagens de ter o próprio negócio e dos desafios que a jornada impõe àqueles que buscam empreender.

Para Edemar Ênio Wieser, presidente da entidade, a iniciativa é uma maneira de estimular nos adolescentes o interesse pelo empreendedorismo. “É um incentivo para que eles sejam protagonistas da sua trajetória profissional. Ao disseminar informações sobre o dia a dia de um empreendedor, estamos abrindo janelas e despertando oportunidades, aguçando a visão de negócios que essa faixa etária acaba trazendo consigo”, comenta.

Além do presidente da Acig, também participaram da conversa com os cerca de 300 estudantes a vice-presidente da entidade, Kieri da Silva; e o conselheiro Fábio Leal. Ainda foram convidados Rodrigo dos Santos, gerente da Sicredi; e Maike Werner, vencedora da 3ª edição do Prêmio Leopoldo Schmalz de Empreendedorismo.

Cada palestrante trouxe uma contribuição sobre o dia a dia dentro da sua empresa, destacando a organização, a ousadia, o atendimento às necessidades do cliente, a ética profissional e a importância de estar atento aos movimentos do mercado como características primordiais para o sucesso do negócio. A ação foi realizada em dois dias, para contemplar todos os alunos entre 15 e 18 anos, e integrou as atividades da disciplina de Educação Empreendedora, na qual os jovens desenvolveram na teoria e na prática a criação de miniempresas reais, com estrutura de S/A.