Qual a relação entre o selo ABVTEX e a Análise Ergonômica do Trabalho?


Qual a relação entre o selo ABVTEX e a Análise Ergonômica do Trabalho?

22 de abril de 2019

Qual a relação entre o selo ABVTEX e a Análise Ergonômica do Trabalho?

Um dos critérios para a obtenção do selo ABVTEX é o atendimento da Norma Regulamentadora NR 17 que determina a obrigatoriedade da Análise Ergonômica do Trabalho para todas as empresas em que os colaboradores estejam expostos a riscos ergonômicos. Dessa forma a empresa recebe um plano de ação com os ajustes que devem ser realizados para manter um ambiente de trabalho condizente com as atividades do profissional, incluindo iluminação, mesas e assentos adequados.

 

E-SOCIAL

Entenda o seu impacto nas empresas têxteis

O E-social é um novo sistema de registro elaborado pelo Governo Federal para unificar as informações sobre as obrigações fiscais, previdenciária se trabalhistas das organizações. Até 2019 o objetivo é de que todas as empresas que tenham funcionários registrados, independente do seu porte, já estejam adequadas a esta nova plataforma obrigatória.

Assim, os órgãos públicos podem acompanhar a realidade das organizações em números de acidentes de trabalho, gestão de pessoas e sua fiscalização, sendo que a plataforma integra os sistemas da Caixa Econômica Federal, Previdência Social, INSS, Receita Federal e Ministério do Trabalho em uma única plataforma digital.

 

Qual o impacto do E-social na minha empresa?

– As empresas terão que enviar periodicamente suas informações para a plataforma do E-social, sendo o meio exclusivo de comunicação das suas obrigações (GFIP, CAGED, RAIS, LRE, CAT, CD, CTPS, PPP, DIRF, DCTF, QHT, MANAD, GRF e GPS) ao Governo Federal, como por exemplo recolhimento de FGTS, INSS, folha de pagamento, medicina e segurança do trabalho, dentre outras.

– Entre as suas vantagens está a maior transparência e garantia da efetivação dos direitos trabalhistas e previdenciários, trazendo a tona também à necessidade da aplicação da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), enfatizada pela Norma Regulamentadora NR 17 e seus anexos.

A AET possibilita a execução de tarefas de forma mais segura e eficiente, reduzindo o risco de doenças ocupacionais e da ocorrência de acidentes de trabalho, o que promove maior qualidade de vida para o colaborador, produtividade e segurança no exercício das suas funções. Isso porque a análise verifica a atual situação ergonômica e sugere ações de melhoria para a implementação, permitindo a realização das tarefas diárias com um menor desgaste, preservando a saúde do colaborador.

Com o E-social será possível realizar a comparação de atividades e correlacionar por semelhança, o que gera penalidades caso informações sejam negligenciadas. Sendo assim, o e-Social é um sistema que vem para auxiliar os profissionais de Recursos Humanos e Saúde e Segurança do Trabalho (SESMT) na declaração de informações em uma única plataforma e também para o cumprimento das suas obrigações perante aos colaboradores.

Fonte: Long Life Fisioterapia


« Voltar

ACIG - Associação Empresarial de Gaspar