Segurança e Ordem Pública são discutidas pelos setores público e privado do Vale do Itajaí

24 de julho de 2023

Principais desafios e perspectivas para a Segurança Pública em Santa Catarina foi o tema da Reunião Plenária Regional Vale do Itajaí da Facisc realizada no dia 13/07, na Associação Empresarial de Gaspar, ACIG. A ideia do encontro foi identificar como a Facisc e as associações empresariais da regional podem ajudar em relação à ordem pública em SC. Para o vice-presidente Regional da Facisc, Regional Rinaldo Luiz de Araújo, as associações empresariais precisam entender de forma clara quais são os recursos disponíveis, quais são as demandas e estabelecer a ordem de prioridades dos investimentos. “Vamos tornar público nossa maneira de pensar sobre investimentos em segurança e envolver com maior relevância a comunidade empresarial nesse tema, vamos estudar o assunto e nos organizar e falar de igual para igual sobre as falhas da política de segurança e menos sobre as consequências das falhas na nossa região”, destacou.

As associações de Gaspar, Itajaí, Blumenau, Pomerode, Penha, Brusque, Navegantes, Indaial e Timbó discutiram os principais desafios e levantaram demandas da região com o prefeito de Gaspar, Kleber Edson Wan-Dall, o deputado estadual, Egídio Ferrari, o tenente-coronel BM, Jorge Artur Cameu Jr, comandante da 1ª Região de Bombeiros Militar; major BM Marcus Vinicius Abre, subcomandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (Blumenau), 1º Tenente BM Levi Garcia Ribeiro, Comandante do 3º Pelotão de Bombeiros Militar (Gaspar), a delegada regional de Polícia Civil de Blumenau, Juliana de Souza Tridapalli, o delegado da Polícia Civil de Gaspar, Paulo Koerich, o Comandante do 7° Comando Regional de Polícia Militar de SC, tenente-coronel Alexsandro Cravo Kalfeltz.

O deputado estadual, Egídio Ferrari, destacou sobre a urgência em reduzir o número de tráfico, roubo, furto, estupro e violência doméstica.

Os representantes dos Bombeiros destacaram algumas ações essenciais para o trabalho como a educação e trabalho de prevenção para a população, a migração da comunicação do Batalhão do sistema analógico para digital, a revitalização e ampliação dos quartéis, a operacionalização e a ativação da Auto Escada Mecânica, a migração da central de emergência para Balneário Camboriú, a construção do novo quartel de Brusque, a necessidade de um histórico de ocorrências envolvendo desastres naturais na região, a construção do centro de treinamento para ocorrências de áreas deslizadas e o reforço de efetivo.

Já a Polícia Civil relatou sobre a falta de efetivo e falta de repasse de verba para custeio das delegacias (repasse atual é de 500,000.00), a necessidade de abertura e desburocratização de concursos, do sistema para busca, inteligência policial, e a importância da instalação de cofre nas delegacias, hoje o escrivão leva pra casa. E por fim identificar como a reforma tributária pode auxiliar o trabalho nas delegacias.

A Polícia Militar também participou do evento e trouxe algumas pontuações importantes aos empresários como a necessidade do aumento de efetivo, e foi destacado o número de habitantes 1.118.765 (Censo 2022) e de 764 policiais na ativa (SIGRH Jul 2023). Além disso o repasse de verbas, abertura e desburocratização de concursos, o sistema de busca, estudo sobre a relação do turismo com a violência foram destacado pelo comandante do 7° Comando Regional de Polícia Militar de SC, tenente-coronel, Alexsandro Cravo Kalfeltz. “O termo correto é Ordem Pública. A segurança pública é uma fatia da Ordem pública, junto com tranquilidade pública e salubridade pública”, explicou o comandante.

Outros convidados que também participam do evento: Major Marcio Jean Ricardo, Sub Comandante do 18ºBPM
Major Leandro dos Santos, Comandante da 2ª Cia/18º BPM; Tenente Coronel Heintje Heerdt, Chefe do Estado Maior do 7ºCRPM; Tenente Coronel Rafael Batista dos Santos, Chefe da Divisão Operacional do 7ºCRPM.