A marca pode ser contabilizada como patrimônio?


A marca pode ser contabilizada como patrimônio?

Negócios

A marca é um dos maiores ativos de uma empresa e precisa de atenção especial

 

Quando o assunto é contabilidade empresarial há uma grande preocupação em tornar as organizações mais eficientes e confiáveis. Reduzir os custos, otimizar despesas e ter maior fundamento para direcionar os investimentos da empresa,  faz parte de um bom planejamento estratégico e tributário nos setores. Mas você já parou para contabilizar os valores intangíveis da sua empresa?

Do ponto de vista da empresa, a marca representa a reputação construída ao longo dos anos. É a principal ligação entre a organização e sua carteira de clientes. Em muitos casos, ela é inclusive um dos ativos mais valiosos do negócio. Segundo o ranking de 2018 Forbes, marcas como Apple, Google e Microsoft têm valor superior a 100 bilhões de dólares.

 

Contabilize sua marca

E se a marca é um dos maiores ativos que um negócio possui, ela precisa de atenção especial. Por isso é importante saber como e porque contabilizar o valor dela. “A contabilização de uma marca é importante para valorização desse ativo intangível. Mas, existem alguns percalços na hora de contabilizar, já que a marca só tem o real valor contábil quando é comercializada. Enquanto não for vendida, ou seja, realizada, não tem como ser contabilizada como patrimônio”, explica o diretor comercial da Cerumar Propriedade Intelectual, Tiago Pisetta.

Segundo o diretor, isso não quer dizer que não seja importante avaliar a marca. E os motivos são muitos. “Ela tem grande valor na hora de fazer fusão, negociação, venda. É o que chamamos de valoração”, ressalta.

 

O que é valoração de marcas e como calcular o valor econômico destes ativos?

Valoração da marca é quando se faz necessário definir qual o seu real valor e, para isso, são utilizados alguns métodos, o mais comum é a avaliação financeira da empresa como um todo dos últimos anos, aplicando-se uma metodologia para extrair o valor da marca.

Mas, em que situação devo fazer a valoração da marca? A necessidade de valoração da marca se dá quando a empresa vai fazer uma transferência ou licenciamento, por exemplo, a valoração tem o papel de apoiar o processo de negociação.  “Normalmente, comprador e vendedor possuem diferentes perspectivas do valor da marca por diversos motivos. A valoração e o processo de negociação ocorrem justamente para que o valor satisfaça ambos”, enfatiza Tiago Pisetta.

Quando houver fusões ou aquisições o portfólio de marcas pode ter valor econômico significativo e impactar bastante na negociação. Em alguns casos, é o principal ativo nesse tipo de negociação. E outro fator que exige valoração é quando há infração, ou seja, se um direito de Propriedade Intelectual está sendo infringido por terceiros, a parte detentora dos direitos pode fazer uso da valoração para definir a melhor forma de responder à infração.

 

Quais os impactos ao contabilizar minha marca? 

Assim como qualquer mudança envolvendo a marca da empresa, quando ela é contabilizada acaba passando por alguns impactos. E eles são:

Aumento da transparência / governança – Estudos indicam que a divulgação do valor dos ativos intangíveis colabora com o aumento da transparência e Governança Corporativa.

Amortização de valores relacionados à aquisição de ativos intangíveis – Há potencial redução da base de cálculo de Imposto de Renda através da amortização do valor do ativo intangível ao longo de sua vida.

A avaliação de um bem intangível também é primordial para fusão, aquisição, negociação entre sócios, sucessão familiar, dissolução societária ou, até mesmo, para submeter a empresa a algum financiamento ou aquisição de crédito bancário.

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